Repelente caseiro fácil: diga adeus aos mosquitos sem química

Menina, se tem uma coisa que acaba com o sossego do lar são esses mosquitinhos insistentes, né? Aqui em casa, principalmente no calor, é cada picada que até perde a conta. Pior que além de encher o saco, eles trazem preocupação com dengue, chikungunya, zika… Só de pensar já dá gastura.

Eu sei que tem dia que a gente tenta de tudo, passa spray, fecha janela, mas parece até que eles fazem questão de aparecer. Mas aprendi um truquinho tão fácil e natural pra espantar esses bichinhos, sem deixar aquele cheiro ruim de produto químico pela casa toda.

Se você tá cansada desse sufoco, vem cá que vou te contar um jeitinho mineiro, bem mulher de roça mesmo, pra afastar mosquito no dia a dia com ingredientes que a gente quase sempre tem ali na gaveta ou, no máximo, acha facinho no mercado.

Repelente caseiro pra espantar mosquito

Sabe aquelas fórmulas cheias de nome difícil? Esquece! O que vou te mostrar não tem mistério, e o cheiro ainda deixa o ambiente gostoso. Você nem precisa se preocupar se tem criança ou bicho de estimação por perto, porque é tudo mais natureba, viu?

Ingredientes

– 2 rodelas de limão
– 2 rodelas de lima (se não tiver, pode só o limão mesmo)
– Uns 4 a 6 raminhos de alecrim fresco (se for do pé, melhor ainda, viu?)
– Água
– 10 gotinhas de óleo essencial de eucalipto-limão (vende nessas casas de produtos naturais ou farmácia mesmo)
– Vela flutuante (aquela miudinha de festa, sabe?)
– Cravo-da-índia (só se quiser, mas é bom demais)
– Um pote ou jarra de vidro

Como fazer esse repelente natural

Primeiro, pega sua jarra de vidro e coloca lá as duas rodelas de limão e as duas de lima. Espalha junto os ramos de alecrim – se quiser, pode dar uma amassadinha pra soltar mais o cheirinho. Aqui em casa, já deixo separado um vidrão só pra isso.

Depois, pinga as dez gotas do óleo de eucalipto-limão. Enche o pote com água até cobrir tudo. Dá pra usar água da torneira mesmo, sem frescura.

Agora, se quiser dar aquele capricho, coloca uns cravos. Isso lembra até cheiro de bolo, né? Fica uma delícia.

Em cima de tudo isso, põe a vela flutuando e acende. Vai por mim, o cheirinho começa a espalhar rapidinho e mosquito já some do pedaço.

Deixa cada potinho desse nos cantos mais críticos da casa – cozinha, sala, quarto, onde você vê mosquito dando sopa. Só cuidado pra deixar longe de criança, viu? Vela acesa requer atenção.

O legal é que além de afastar os insetos, a casa já fica perfumada, com aquele aroma de frescor que a gente adora. Parece até casa de roça no fim de semana.

Mais dicas que ajudam a potencializar

– Se quiser reforçar o poder do seu repelente, pinga umas gotinhas de óleo de cravo também.
– Deixa na geladeira o que sobrar pra ficar mais refrescante depois.
– Quando for ficar no quintal, varanda ou churrasqueira, pode colocar um pouco desse líquido num borrifador e passar levinho na pele (só testa antes pra ver se não dá alergia, tá?).

Dicas pro mosquito não criar asa em casa

Não adianta nada só fazer o repelente, se a casa vira balada pra mosquito, né? Então, junta algumas atitudes simples com esse truque:

– Mantém a casa o mais limpinha e organizada possível
– Não deixa água parada nem em tampa de garrafa, porque ali é um convite pra mosquito botar ovo
– Põe tela nas janelas e portas, principalmente se tiver criança
– À noite, desliga luz de fora – parece que mosquito é atraído nessas horas
– Se for sair, vale se proteger com roupas compridas e claras pra evitar picada
– E claro, quando o bicho estiver pegando pra valer, pode usar um repelente comprado, sem medo

Aqui, toda vez que faço esse potinho, já sinto diferença. O bolso agradece e a paz volta pro lar. É simples, mas resolve – mãe e avó já faziam e funcionava demais.

Se experimentar aí, depois me conta se tua casa ficou mais livre dos mosquitos ou se tem outro truque que usa também. Essa luta, minha filha, a gente só vence juntas!

você pode gostar também