Como eliminar cupins de casa com uma receita simples e caseira

Ô minha filha, se tem uma coisa que tira a gente do sério é descobrir uns cupins dando as caras nos móveis de madeira, né? A gente cuida com tanto amor da casa, compra aquele buffet de madeira de lei, pega aquela peça de decoração toda charmosa e, quando vê, começa a aparecer buraco e pózinho. Nem me fala, já passei por isso também e sei como judia da gente.

Aqui em casa, sempre gostei de uma decoração mais rústica, coisa de mineira mesmo, sabe? Adoro madeira, mas sei bem como ela sofre com a umidade, ainda mais nessa época de chuva. O perigo maior nem é só a água, são esses cupins danados que vão chegando de mansinho. No começo quase não dá pra ver, quando espanta já danificou a peça todinha.

O ruim é quando você percebe aquele rastro de pó no chão, igual farinha, e uns furos pequenininhos na madeira. Nessa hora, a gente sente até um aperto no peito de medo de perder o móvel. Aqui, já precisei correr atrás de solução sem gastar muito, porque trocar por outro é caro demais. Então bora conversar sobre o que realmente funciona pra acabar com esses danados, usando coisa que toda casa tem.

Como perceber que tem cupim aí nos seus móveis

Muita gente só vê o problema quando já tá feio, mas tem uns sinais clássicos que ajudam a notar antes de perder o móvel inteiro. Os cupins deixam uns buraquinhos pequenos especialmente na parte “mais molinha” da madeira.

Vai vendo se você nota pó acumulado por debaixo dos móveis, aquelas rachaduras que aparecem do nada e, às vezes, um barulhinho de madeira oca se der uns tapinhas de leve. É sinal de alerta, viu? Aqui, sempre que passo pano e percebo esse pó estranho, já fico esperta.

A madeira começa a perder força e escurecer, fica feinha, sabe? E ninguém merece ver aquela cristaleira da família ficando toda esburacada.

Limão e vinagre: a misturinha que salva móvel antigo (e novo também!)

Agora vou te contar uma dica de comadre, daquelas que não falha. Nada de solução cheia de nome estranho: limão e vinagre, menina! Coisa boa e barata, dessas que a gente tem na cozinha sempre.

O segredo é o seguinte:

1 – Pega 150 ml de vinagre (pode ser de álcool mesmo, que é mais em conta)
2 – Espreme o suco de dois limões
3 – Mistura tudo e coloca num borrifador
4 – Dá umas borrifadas bonitas na área onde tem cupim

Deixa essa mistura agir por meia hora. Digo isso porque tem gente que coloca e já passa o pano, aí não rola efeito não. Depois desse tempo, passa um pano úmido, tira o excesso e leva junto o cupim caído.

Já usei isso em moldura de espelho, criado-mudo e até caixa de pão de madeira velha. Se for móvel grande, faz por partes, sem pressa.

Tem outros jeitos de acabar com cupim?

Tem sim, mas não são lá tão “naturais” quanto limão e vinagre. Tem o tal do ácido bórico, que você acha até em casa de material de construção. Ele realmente mata cupim, mas tem que tomar cuidado na aplicação, principalmente se tiver criança ou bicho em casa.

Outra alternativa são os inseticidas próprios para cupim. São ainda mais fortes, mas não indico ficar usando direto, porque o cheiro é forte e pode dar alergia. E claro, nada de aplicar sem luva e sem ler as instruções (aquelas letrinhas pequenas que a gente quase nunca lê, mas dessa vez precisa).

Aqui em casa, minha preferência ainda é pela receita de limão com vinagre, porque não faz mal e não deixa móvel manchado. Gosto de solução prática, sem mistério, coisa de dona de casa que resolve na raça, igual nós mineiras.

O importante é agir rápido ao primeiro sinal. Se deixar pra depois, fica mais complicado e o cupim toma conta. Por aqui, faço uma vistoria de tempos em tempos, principalmente em época de chuva quando tudo fica mais úmido.

Vai por mim: melhor dar uma atenção agora do que perder aquele bem que você tanto gosta depois.

você pode gostar também