Jeito simples de deixar o quarto infantil lindo e aconchegante

Sabe aquela sensação boa de chegar no quarto, fechar a porta e sentir que ali é o seu cantinho? Pois é, pra nós mulheres, seja mãe, tia ou avó, montar o quartinho dos pequenos é daqueles momentos que mexe mesmo, né? A gente quer tudo arrumadinho, confortável e com aquela carinha que faz o coração bater mais forte. Ah, e cá entre nós, quando o assunto é o quarto dos nossos filhos, bate logo uma vontade de caprichar até no último detalhe.

Mas menina, vou te contar: nem sempre é fácil, não. Tem criança que não sabe muito o que quer e tem aquelas que querem tudo ao mesmo tempo. Fica parecendo que o quarto vai virar a 25 de março inteira… Aqui em casa já rolou de minha filha pedir unicórnio, borboleta, espaço e sereia, tudo junto. Pensa no trem engraçado.

Ainda que dê um trabalhinho, decorar o quarto dos meninos e meninas gera memórias pra vida toda. Listo aqui umas ideias leves e práticas que fazem diferença.

Ideias para quarto infantil feminino

Quando a gente pensa em quarto de menina, logo imagina rosa e lilás, né? Mas fala sério, cada criança tem um jeitinho próprio. Se a sua filha gosta de azul, amarelo, verde… se joga! O quartinho tem que combinar com ela, não com as ideias prontas da cabeça da gente.

O papel de parede vira o melhor amigo nessas horas. Tem opção de tudo quanto é tipo, umas estampas lindas, outras mais básicas, até as 3D que andam na moda. De florzinha a bolinha, borboleta ou arco-íris, sempre tem uma que bate certinho com o gosto da menina. Aqui, minha sobrinha escolheu bolinhas coloridas, fez o maior sucesso com o resto da família.

Cama é o ponto alto, né? Tem aquelas em forma de casinha ou castelo que deixa o quarto todo lúdico. Agora, se você é dessas que sabe pegar no martelo, vale tentar fazer, mas nada impede de chamar alguém que entende do assunto também. Só não pode esquecer da segurança, nunca.

Agora, cores… Olha, pode ir testando até ver o que funciona melhor. Tons pastel deixam tudo suave, calminho. Misturar cores claras com detalhes mais coloridos nos móveis ou almofadas traz aquele clima gostoso, bem de criança mesmo.

Você pode abusar na decoração das paredes. Um quadro bonito, letreiro com o nome dela, umas prateleiras com livros e pelúcias. Vai compondo devagar. Aqui adorei pendurar umas luzinhas de fada, ficou um charme.

Pra fechar, escrivaninha faz diferença. Ela serve pra estudar, desenhar ou até brincar de se maquiar, é só colocar um espelho e arrumar a iluminação. Prático demais.

Dicas para quarto infantil masculino

A decoração dos meninos segue o mesmo caminho: tem que conversar com aquilo que eles mais gostam. Sabe aquele menino louco por futebol ou mais vidrado em dinossauro, carros, estrelas? O papel de parede ajuda muito a trazer o tema pra dentro do quarto. Temáticas estampadas fazem o espaço virar um mundinho especial.

Coloca uns quadros, adesivos e artes nas paredes trazendo imagens do que ele curte. Não economize em detalhes que amarram o tema todo.

Ah, na hora das cores, escolha junto com ele. Se o quarto vai ser de super-herói, mistura azul escuro, vermelho, cinza. Se for algo de natureza, verde, marrom claro… Primeiro define o tema, depois escolhe os tons dos móveis e parede. Faz diferença pra não virar bagunça visual.

E não esqueça de reservar um espaço pra brincadeira, viu? Eles gostam e precisam!

Dicas para quarto infantil unissex

Agora, quando o quarto é dividido entre irmão e irmã, o tal do unissex resolve bem. O segredo tá em apostar em cores neutras como branco, cinza e bege. E ó, tons pastel funcionam de boa, deixam o ambiente leve sem puxar nem pra menina nem pra menino.

Pra deixar o espaço lúdico, crie um cantinho só de brincar ou ler. Pode ser um tapete macio com uma cesta de livros, brinquedos, cabaninha… Aqui eu montei um canto da leitura no cantinho do quarto, virou o espaço preferido deles.

Outra dica bacana é apostar em texturas. Tapetes, almofadas, travesseiros grandes, pelúcias macias. Isso faz o quarto ficar mais aconchegante e estimula o tato dos pequenos. Bom pra quando eles estão inquietos, sabe?

Nichos são os reis da organização. Fáceis de instalar, servem pra guardar brinquedo, livrinho e ainda decoram. Só coisa boa.

Itens indispensáveis no quarto infantil

Mas tem uns itens que, ó, não abro mão aqui em casa!

– Abajur: importante pra não deixar tudo apagado à noite. Criança tem mania de acordar de madrugada e já ajuda não tropeçar em nada.
– Nichos e prateleiras acessíveis pros pequenos guardarem e pegarem coisa sozinhos (ajuda demais na tal autonomia).
– Uma poltrona confortável pra família sentar junto, contar história, esperar criança dormir.
– Cômoda pra arrumar a bagunça básica de roupa que vai brotando todo dia.
– Sempre tem que ter brinquedo e pelúcia ao alcance. Eles amam.
– Um espaço livre, nem que seja pequeno, pra correr, pular, desenhar no chão ou brincar.
– E funcionalidade, que é aquele famoso: tudo fácil de usar, de pegar, de guardar. Segundo aqui em casa, menos tralha e mais praticidade é lei.
– E nunca deixe de pensar na segurança. Nada de movel perigoso balançando, tomada descoberta ou brinquedo no alto onde eles inventam de escalar.

No fim das contas, o importante é o quarto ter a carinha da criança, ser útil e confortável, e claro, segurar o tranco das bagunças que só a gente sabe que acontece. Vai aos poucos, escuta o que seu pequeno gosta e aproveita esse tempo boa demais montando o quartinho dos sonhos.

você pode gostar também