Dicas simples para ter alecrim fresquinho sempre à mão em casa

Menina, se tem uma coisa que toda casa merece é um pezinho de alecrim, viu? Essa ervinha cheirosa faz milagres tanto na cozinha quanto no astral do lugar… E olha, nem precisa ser aquele povo entendido de planta. Alecrim é do tipo que não dá trabalho e ainda deixa tudo mais bonito, parece coisa de vó. Aqui em casa já virou tradição ter pelo menos um vaso na janela.
Agora, se você nunca plantou antes, fica tranquila que vou te passar um jeitinho bem mineiro de como fazer, sem mistério e sem precisar gastar muito tempo não. É só separar uns minutinhos e pronto, logo logo seu cantinho já vai cheirar a domingo na casa da mãe.
Vamos falar de jeito fácil, com dicas que funcionam até naquele cantinho apertado do apê. Quem nunca teve um vaso murchando no sol, né? Mas com o alecrim, se der uma atençãozinha, ele retribui com folhinha saudável o ano inteiro.
Vou te explicar como cuidar direitinho, desde o plantio até aquela colheita gostosa pra temperar o almoço. E se animar, ainda te ensino a multiplicar seu próprio alecrim, pra nunca mais faltar.
Encontrando o melhor lugar para o alecrim
Sabe aquele cantinho que pega bastante sol aí na sua casa? Pois é, o alecrim adora. Ele precisa de pelo menos umas seis horas de luz direta por dia pra ficar forte. Pode ser no quintal, numa varanda ou até em janela de apartamento, viu? Eu mesma já vi alecrim pegando firme até em cozinha, desde que bata um solzinho bom.
Se morar em apartamento, o segredo é pegar um vaso e deixar ele pertinho da janela. O importante é não ser um canto abafado e escuro, senão a planta fica tristinha e nem vai pra frente.
Como preparar o solo pra não ter erro
Outro ponto que muda tudo: a terra do vaso não pode ficar encharcada, nem muito dura. O alecrim não gosta de raiz molhada demais, então põe uma camada de pedrinha ou brita no fundinho do vaso pra drenar a água direitinho. Mistura um pouco de areia na terra junto com composto ou húmus, dessas coisas que vendem no supermercado mesmo.
Aqui em casa eu faço assim, porque se der bobeira e a planta ficar encharcada, depois é difícil recuperar. Melhor gastar uns minutinhos arrumando o vaso pra não dar trabalho depois.
Plantando as mudas sem segredo
Se não tem mudinha em casa, compra num viveiro, floricultura ou mesmo na feira. Escolhe aquela mudinha que está mais viva, com folhinha verdinha e sem machucado.
Coloca essa muda num vaso de mais ou menos trinta centímetros, tanto de largura quanto de profundidade. E, se quiser plantar mais de uma, deixa um espaço bom entre elas, tipo quarenta e cinco centímetros, porque alecrim se espalha todo.
Depois do plantio, rega só pra molhar a terra, sem encharcar, tá? Dá aquela conferida pra ver se tá úmida, mas não ensope. Eu, às vezes, coloco até o dedo na terra pra sentir.
Dia a dia cuidando do seu alecrim
Alecrim não faz drama, só precisa de água quando a terra estiver seca, viu? Nada de regar todo dia. O segredo é esperar secar bem entre uma rega e outra. Tomar cuidado pra não ficar molhando as folhas, porque isso pode dar umas doenças chatas.
De vez em quando (coisa de cada dois meses), pode jogar um pouquinho de fertilizante natural, tipo esterco de galinha diluído em água, que ele agradece. Aqui tem disso: se não tiver natural, vai só na terra boa mesmo.
Poda e colheita: hora de aproveitar
Se quiser um alecrim bonito, compacto e sempre brotando folhinha nova, faz uma poda leve a cada dois ou três meses. Só corta as pontinhas dos ramos, viu? Dá até gosto ver o pézinho ficando mais cheinho.
Quando for colher pra colocar num assado ou naquele arroz diferente, pega os galhinhos mais novos, cortando só as pontas. Folhas frescas dão mais sabor e perfume. Depois que pega o gosto, nem compra mais no mercado.
Como fazer mais mudas com facilidade
Agora, vou te contar: é muito fácil multiplicar alecrim. Pega um galhinho de uns quinze centímetros, limpa a parte de baixo e enfia numa mistura úmida de terra com areia. Deixa num lugar claro, mas sem sol direto até firmar.
Com o tempo, ele cria raiz e já já vira outra mudinha pronta pra enfeitar a casa ou até presentear aquela amiga que vive dizendo “ah, queria tanto uma ervinha dessas”.
A verdade é essa: plantar alecrim em casa é uma delícia, não prende ninguém, faz bem pro dia a dia e ainda deixa o ambiente gostoso. Aos poucos, a gente pega o jeito com outras plantas também, e o verde vai tomando conta, parecendo casa de mãe mesmo. Tá aí um jeitinho carinhoso de trazer mais vida pra nossa rotina.