Como limpar o fogão e acabar de vez com a gordura grudada

Ah, essa história de gordura no fogão é uma coisa que persegue a gente, né? Basta cozinhar um pouco a mais, ou fritar um bife mais caprichado, que pronto, tá lá aquela meleca difícil, grudada até dizer chega. E vou te falar, não tem jeito: quanto mais a gente demora pra mexer, pior fica. Chega uma hora que parece que só tirando o fogão do lugar mesmo, minha filha!

Aqui em casa, eu já cansei de querer deixar o fogão brilhando igual propaganda de loja, mas parece missão impossível. A gordura vai colando, misturando com fuligem, restinho de molho, pedacin de arroz… E só quem mexe com casa todo dia entende como isso mexe com o humor da gente, né? Dá até uma preguiça de cozinhar de novo, só de olhar.

Mas, olha, tem um truque bom que eu uso há tempos. Não tem segredo, não precisa de produto caro nem nada complicado. Sabe aquela misturinha “milagreira” de limão, bicarbonato e vinagre? Menina, funciona que é uma beleza! E o melhor: só usa coisa que todo mundo tem em casa, do tipo que se acabar, você resolve rapidinho ali no mercadinho da esquina.

Uma misturinha de respeito pra encarar a gordurama

Eu sei que tem muita gente que morre de medo de usar receita caseira, achando que vai estragar o fogão. Mas pode confiar, minha amiga: essa pasta é só bênção. Ela é ecológica, não fede, não agride nada, e ainda sai tão barata que até economiza pra comprar aquele docinho depois.

O segredo é fazer assim: pega uma xícara de vinagre branco, uma colher de sopa de bicarbonato e o suco de meio limão. Mistura isso tudo num potinho, devagarzinho pra não espumar demais, até virar uma pastinha.

Quando ela ficar uniforme, é só passar no fogão onde tiver gordura feia mesmo, com pano úmido ou escovinha. Se tiver aquela crosta grossa, tipo fritura de festa que ficou esquecida ali, pode jogar sem dó. Deixa a mistura descansando por uns 15 minutinhos, aí sim, esfrega bem com esponja macia. A sujeira vai soltando, parece até mágica! Aqui em casa, toda vez que faço, fico boba, parece coisa de novela.

Dicas de uso pra cada situação

Se o fogão estiver só com um pouquinho de gordura ou mancha leve, rapidinho resolve. Agora, se for daqueles casos que você olha e até pensa “meu Deus, melhor trocar o fogão”, aí pode deixar essa mistura agindo uns 30 minutos, até uma hora, se precisar.

E não tem problema passar de novo se não saiu tudo na primeira. Não estraga, não risca, pode confiar mesmo. Depois de tirar a pasta, passa um pano limpo umedecido pra finalizar, e pronto, já dá até gosto de cozinhar de novo.

O bom é que, além de limpar e deixar branquinho, essa mistura mata cheiro ruim e ainda deixa uma sensação de frescor. Bom demais, sô! Até parece receita de vó, mas funciona mesmo.

E se você tem criança ou bicho em casa igual eu, pode ficar sossegada porque não tem química forte, não. Dá pra usar sem medo, desde que enxague bem no fim.

Do jeito que as coisas andam caras, né, qualquer economia é bem-vinda. E fogão limpinho, bora combinar, faz nossa vida muito mais leve. Não tem nada igual a preparar comida numa cozinha arrumada. Fica a dica, minha flor!

você pode gostar também