Como começar sua horta de couve sem mistério em casa

Ô trem, sabe aquela vontade de colher couve fresquinha no quintal e já jogar direto na panela, sem nem pensar duas vezes? Pois é, menina, cuidar de couve em casa é, sim, super fácil e rende que só. O negócio é começar e ver como o verdinho cresce bonitinho, quase igual filho mesmo, só que não faz bagunça pelo chão, né.
Aqui em casa, cê sabe que sempre tem um canto sobrando, pertinho do muro, onde bate aquele solzinho gostoso. E vou te contar: além do sabor, uma couvezinha ali no quintal garante saúde pra família inteira e ainda ajuda o bolso da gente. Eu adoro cuidar da minha horta, porque mexer com planta é um sossego danado, limpa a mente.
Agora, amiga, se prepara que vou te contar o caminho das pedras pra plantar couve aí no seu cantinho, seja num vaso, seja direto no chão. Bora entender como faz esse trem funcionar?
Como plantar couve em casa
Escolhendo a couve que vai morar com você
Ó, tem um tanto de couve diferente por aí. Tem aquela couve-manteiga, que é a mais conhecida (sabe aquele cheiro de feijão com couve refogada que invade a casa da mãe?), tem a couve-galega, couve-rábano, entre outras variedades mais diferentonas. Dá uma pesquisada de leve, vê o que acha pra vender por perto e também o que aguenta o calor e chuva da sua cidade. Eu, por exemplo, sempre vou na manteiga porque ela pega fácil aqui no meu quintal.
Onde plantar pra couve dar conta do recado
Couve é bicho danado, gosta de sol igual mineiro gosta de uma prosa boa. Tem que separar um lugarzinho que pegue sol, pelo menos seis horas por dia, pode ser perto de uma janela mais aberta ou um canto do quintal que não seja tão encharcado. Solo, quanto mais ‘gordo’, melhor. Matéria orgânica é o segredo, viu? Um restinho de comida vira adubo e já dá aquela força pro verde vingar.
Preparando a terra, fazendo as honras
Antes de mexer com a couve, é bom tirar pedra, pedaço de raiz e erva-daninha do solo. Disseminar um adubinho caprichado, tipo húmus de minhoca, esterco curtido ou aquele composto caseiro que todo mundo aqui já faz. Solo bem fofo, com cheirinho de terra boa, é meio caminho andado. Já errei mexendo em terra dura ou seca, é perda de tempo, viu?
Como plantar: semente ou muda, do jeito que cê preferir
Se for pelas sementes, coloca num potinho ou sementeira com terra úmida, de leve, só pra cobrir mesmo, aí rega pra deixar úmido mas nunca enxarcado. Quando o brotinho crescer uns 5 a 7 centímetros e mostrar que pegou gosto pela coisa, leva pro lugar definitivo, que precisa ter espaço pra couve abrir as folhas. Agora, se já conseguir mudinha pronta, planta direto no solo ou no vaso, só lembrando de deixar espaço entre cada muda. Aqui eu gosto de guardar um palmo grande de distância, funciona que é uma beleza.
Água e comida: as duas coisas que não podem faltar
Regar é aquele esquema de mãe: nem de mais e nem de menos. Se a terra estiver sempre levemente úmida, já tá bom. Se chover, relaxa, se fizer seca, confere todo dia. Uma adubadinha de tempos em tempos ajuda demais: farinha de osso, esterco curtido, húmus de minhoca ou até um pouco de casca de ovo moída. Já usei até borra de café, viu, e ficou bonito demais.
Da lida com pragas e doenças
Vou te falar que lagarta adora couve tanto quanto a gente. Pulgão então, nem se fala, aparece assim que bobeia. O segredo é olhar a planta sempre, passando o olho nas folhas de baixo. Se achar algum bichim, uma misturinha de água com sabão neutro funciona legal na maioria dos casos, só borrifar e pronto. Se preferir mais natural, chá de pimenta e alho dá conta. Também é bom trocar as plantas de lugar de vez em quando, pra evitar doença no solo.
Hora da colheita, meu bem
Depois de dois ou três meses, a couve tá pronta pro corte. Tem gente que saca a planta toda, mas eu prefiro colher só as folhas de fora e deixar as de dentro crescendo. Assim a couve dura mais tempo na horta e você sempre tem folhinha nova. É tão gostoso ver a planta agradecer, parece que entende que pegou carinho, né não?
Couve: um trem danado de nutritivo
Olha, couve é vitamina pura. Tem vitamina A, C, K, além de ferro, cálcio e potássio. A gente aqui sempre coloca umas folhas na panela porque faz bem pra saúde toda: osso, sangue, pele, cabelo. Um estudo gringo até falou que a couve ajuda a proteger o corpo contra doença, justamente por causa desse tanto de antioxidante e coisa boa que tem dentro dela.
E tem outro detalhezinho: horta em casa ajuda a economizar, combate desperdício e ainda faz bem pro planeta. Muita gente já percebeu isso e tá aproveitando até apartamento pra plantar suas verdurinhas na varanda ou janela. Vai por mim, ver a couve crescendo todo dia faz a gente ficar toda boba.
No fim das contas, plantar couve vira um orgulho bão, um lazer e um jeito bonito de cuidar da saúde de quem a gente ama. E se precisar de dica, chama que a gente troca receita, muda ou conselho, porque mineiro não nega ajuda pra ninguém.