Ideias de temas de festa infantil que fogem do mais do mesmo

Quando chega a hora de escolher o tema da festinha dos nossos filhos, menina do céu, é confusão na cabeça, né? Eu sempre fico naquela dúvida: faço algo mais tradicional ou arrisco numa decoração mais ousada? O importante mesmo é ver a alegria estampada no rostinho deles, mas também não tem como negar que uma festa diferente marca a gente — e faz até as fotos ficarem mais lindas.
Aqui em casa eu já passei por cada situação… Às vezes, só de falar de festa já começa uma pesquisa maior que feira de domingo. Tem a preocupação com o tamanho do bolo, a lista dos docinhos que não pode faltar — e claro, toda aquela questão da decoração. Se você está nesse dilema de sair do básico, segura aí que vou te contar umas ideias de temas que deixam qualquer aniversário mais animado, e com aquele jeitinho especial.
Festa Arco-Íris
Menina, pensa numa coisa alegre! Festa colorida é felicidade garantida. Dá pra usar balões de mil cores, aquele bolo com camadas de arco-íris que a gente vê nas redes sociais, todos os docinhos enfeitadinhos — até bala de goma entra no clima. Eu já vi também colocar fitas nas paredes, guardanapo colorido, até as forminhas dos brigadeiros podem entrar na brincadeira.
Esse tema fica lindo para crianças de qualquer idade. Só de olhar para tanta cor junto, o astral da festa já muda. Aqui em casa, só de colocar um painel colorido as fotos ficam lindas que só.
Bailarina
Aquele mundinho delicado das bailarinas encanta as meninas, não tem jeito. Dá pra abusar do tule, da seda, muito rosinha claro, sapatilha de balé de enfeite pela mesa — já vi gente fazer brigadeiro no formato da saia da bailarina, acredita?
Se quiser caprichar, dá até para chamar uma moça para fazer uma apresentação especial, ou até improvisar uma mini aula de balé para as crianças brincarem. Fica um charme só. Uma vez vi uma aniversariante com tiarinha e sainha, dançando igual bailarina verdadeira — aquilo me emocionou.
Festa Fundo do Mar
Esse tema é mágico, né? O fundo do mar tem aquele quê de desenho, peixinhos, muita coisa azul, conchinhas, brilho pra todo lado. Dá pra usar balões azuis e brancos imitando bolhas, colocar estrelas-do-mar de papel, decorando tudo.
Você já pensou em montar a mesa dos comes e bebes com frutas cortadas em formato de peixe ou polvo? Eu fiz assim uma vez, os meninos aqui em casa amaram. E olha, não precisa gastar muito, viu? Às vezes, só usar a criatividade já surpreende.
Festa Espaço Sideral
Sabe aquela fase que a meninada só pensa em planeta e astronauta? Pois é! Transformar isso no tema da festa rende decoração das boas. Dá para criar docinhos imitando planetas, bolo em formato de foguete ou até fazer um painel com estrelas brilhando, daqueles que brilham no escuro.
As crianças piram com essas ideias. Uma amiga minha já decorou os copinhos e pratinhos com adesivo de estrelinha, ficou uma graça e saiu super em conta.
Festa Circo
Circo é um clássico, né? Colorido, animado, tudo junto e misturado. E o bom é que dá pra pirar na comida! Pipoca (que aqui em casa some rapidinho), churros, algodão doce e sorvete são só alguns exemplos.
E não precisa trazer artista profissional, viu? Com um pouco de criatividade dá pra montar cabaninha de tecido imitando lona de circo, fazer competição de palhaço, pintar carinha das crianças e deixar o salão cheio de cor. Quem nunca quis fazer número de mágica quando era pequena?
Festa Cinema
Se seu filho ou filha adora um filminho, pensa em transformar o aniversário num verdadeiro cinema em casa. Rola colocar cartazes de filmes, fazer um bolo decorado com pipoca (real ou falsa, tanto faz), espalhar baldes de pipoca pela mesa.
Já vi gente colocando televisão, projetor e até tapetinho no chão pra criançada sentar igual sessão de cinema. Fica chique, divertido e foge do comum.
Festa Frutas
Esse tema é pra incentivar alimentação saudável sem forçar barra. Pense numa mesa cheia de frutas arrumadas de jeito bonito, balões em formato de morango, abacaxi, melancia… Ah, e aquele bolo com cobertura de chantilly e monte de frutinha por cima. Já fiz aqui e todo mundo comeu até as frutinhas, acredita?
O mais legal é que fica colorido, fresquinho e ainda agrada até quem não é muito chegado nos doces.
O que não pode faltar em uma festa infantil
Toda mãe sabe que festa boa precisa mais do que decoração bonita. Dou umas dicas que aprendi na prática, pra não faltar nada.
Muito doce
Criança quer é se entupir de brigadeiro, beijinho e bala! Então, vale investir, sim senhora, nos doces. Eu faço sempre um pouco a mais porque sempre tem gente querendo levar um docinho pra casa no final. Já aconteceu de faltar, viu? Aí é de partir o coração do pequeno.
Animação e brincadeiras
Festa sem brincadeira não é festa. Quando posso, contrato alguém pra ajudar com recreação, mas sempre tem um cantinho de desenhar, massa de modelar ou brinquedo inflável. As crianças mais pequenas curtam mesmo roda de historinha ou cantigas. Já os grandinhos gostam é de correr mesmo, então brinquedo inflável ou pega-pega resolve bem.
Nada mais gostoso que ver a criançada japonesa de tanto brincar.
Kit de primeiros socorros
Olha, fundamental mesmo. Criança corre, tropeça, vira e mexe a gente precisa de um curativo, uma pomadinha. Sempre deixo um kit simples com band-aid, algodão, antisséptico e termômetro num cantinho escondido. Melhor garantir e ficar tranquila.
Aqui em casa já salvou uns perrengues, viu?
Ah, e se a festinha for ao ar livre, não esquece do protetor solar. Aprendi na marra… o sol de Minas não perdoa não.