Pimenta em casa: dicas fáceis para plantar no vaso sem erro

Quem diria que pimenta, toda cheia de presença, caberia tão bem num vasinho no cantinho de casa, né? Muita gente acha que só dá pra plantar em quintal grande ou em roça, mas fica tranquila porque isso é mito. Dá pra cuidar de uma pimenteira até mesmo num apê pequeno, igual eu faço aqui em casa, e ainda dá aquele orgulho de colher as próprias pimentas. Tem dia que, só de ver o pé crescendo, já melhora o humor da gente.
E olha, não precisa ser a pessoa mais experiente do mundo com planta não. Pimenta é danada de resistente. Eu mesma já matei suculenta e até orquídea, mas com a pimenteira foi só alegria. Vou te explicar de um jeito simples, pra você também se animar e tentar aí, sem frescura.
Imagina aquele tempero gostoso nas comidas, feito com o que saiu do seu próprio vasinho… Ah, é outra coisa! Fora que pimenta enfeita cozinha, varanda, janela, onde você quiser pôr. Só tem vantagem, menina.
Como plantar pimenta em vaso
Escolhendo o vaso direitinho
O vaso não precisa ser nada chique, mas tem que ter uns 20 cm de largura e uns furinhos no fundo, viu? Isso pro excesso de água sair, senão apodrece tudo. Plástico ou cerâmica são os mais fáceis de achar aí nos armarinhos. Aqui uso um de plástico mesmo que achei na promoção.
Agora, local do vaso faz diferença. Ela gosta de sol, daquele que bate forte. Se você tiver uma varanda ou janela que pega pelo menos 6 horas de luz no dia, já tá ótimo. Se não tiver, tenta colocar o vaso pra correr atrás do sol durante o dia, igual eu faço com minhas plantas toda vez que mudo os móveis.
Preparando a terra
A terra também não precisa dessas misturas caras. Dá pra fazer assim: pega um tanto de terra vegetal, mistura com areia (essas de construção mesmo) e coloca um punhadinho de adubo feito de compostagem ou esterco curtido. Só não coloca muito adubo de uma vez que pode queimar a raiz. Normalmente, eu junto resto de café, casca de ovo triturada e põe ali, devagar, que é sucesso.
Se quiser facilitar mais, tem umas terras prontas pra vaso vendendo em floricultura, mas dá conta de misturar em casa mesmo, tá?
Plantando as sementes ou mudas
Tem duas formas. Se você já tem pimenta madura aí na cozinha, pode aproveitar as sementes dela. Sabe aquele bagaço com sementinha que vai pro lixo? Seca um pouco, tira as melhores sementes e pronto. Se preferir, compra muda pronta ou sementinha em loja de planta.
Jogue as sementes só meio centímetro abaixo da terra, cobre, aperta levinho, e rega. O segredo é manter úmido, igual terra de beira de rio, mas sem ficar encharcada. Sem mistério. Geralmente a primeira folhinha sai depois de uma semana ou três, depende do tempo.
Se comprar muda já crescida, tira ela do saquinho com jeitinho pra não desmontar a raiz, faz um buraco no vaso, coloca com terra e aperta de leve ao redor. Só alegria.
Regando e cuidando depois
Nada de exagerar. Molha cada dois ou três dias, só pra não secar demais. Eu costumo pôr o dedo na terra, se tá úmido, deixo. Se tá sequinho, boto água. Só não joga água nas folhas e nos frutos porque pimenta não gosta. Sempre achei isso curioso, mas é verdade: se molhar, pode dar doença.
Vai colocando uma colher de adubo (pode ser aquele de casa mesmo) uma vez por mês. Não precisa inventar moda.
Problemas com pragas
Olha, de vez em quando aparece uns bichinhos tipo pulgão, lagarta, até aranhinha. Se notar folha enrolada ou umas pintinhas brancas, pode ter certeza que já estão por ali. Minha mãe sempre falou de calda de fumo ou de passar sabão de coco dissolvido em água. Faço isso aqui e segura bem as pragas, sem precisar de veneno forte.
E outra: mantém em volta do vaso sempre limpinho e tira folhas velhas. Ventilação ajuda demais pra não deixar mofo.
Hora de colher e aproveitar
Essa parte é daquelas que faz a gente se sentir poderosa. Lá pra 3 até 5 meses depois de plantar, dependendo da espécie, já dá pra colher. Quando o fruto fica bem vermelho, brilhoso ou no ponto que você gosta, é só cortar com tesoura.
Eu guardo as pimentas em pote de vidro, faço conserva, ou uso fresca no tempero de feijão, peixe, até naquela carne de panela das antigas. Sem contar que é um presente bonito pra quem gosta, né?
Ah, e pimenta é cheia de vitamina C, faz bem pra saúde, e deixa as receitas com uma cara toda especial. Aqui em casa todo mundo repara, faz aquele “nossa!”, e pergunta onde comprei. Quando falo que fui eu que plantei, aí a conversa rende mesa afora, igual casa cheia de mineiro.
Experimenta um vasinho aí, você vai ver como é gostoso. E qualquer dúvida, a gente aprende no caminho, como tudo na vida.