Como uso água-oxigenada com vinagre para facilitar minha rotina

Ô, minha filha, vou te contar uma coisa boa que aprendi na lida do lar: já pensou em usar água oxigenada pra faxina? Pois é, pode acreditar! Aquela mesma que a gente usa pra arranhar o joelho da meninada serve pra dar um jeito na casa todinha. Aqui em casa sempre tem um frasquinho guardado — salva a vida hora que precisa!

A água oxigenada é danada pra acabar com as bactérias e o tal dos germes, sabe? Por isso é ótima pra limpar banheiro, cozinha e outros cantos que vivem pegando umidade e sujeira. Tem dia que eu dou uma olhada no banheiro, só vejo limo pintando o sete, aí me lembro logo dela.

O melhor é que você acha fácil demais: vende em farmácia, supermercado, e nem dói no bolso. Então se tiver querendo economizar um tiquinho e ainda assim deixar a casa limpinha, pode investir tranquila.

Agora vou te mostrar uns jeitos práticos de usar a bendita pra facilitar sua vida na faxina.

Como usar água oxigenada na limpeza do dia a dia

Quer uma solução rápida pra dar fim em manchas e sujeiras, especialmente no banheiro? Pega um borrifador, mistura água oxigenada e água em partes iguais, sacode, depois espirra onde tiver aquela meleca que não sai fácil não. Deixa agir uns minutinhos, depois pega uma esponjinha ou pano úmido, esfrega bem e enxágua.

Aqui no meu apê, já consegui dar jeito em mofo que grudou até no rejunte. Bom demais pra dar aquele brilhozinho e cheiro de limpeza.

Como deixar pano de chão limpinho sem esforço

Tem pano de chão que parece que nasceu encardido, né? Se quiser salvar seu paninho, faz assim: põe ele de molho num balde com água quente, coloca uma colher de sopa de bicarbonato, 100 ml de sabão líquido, 50 ml de água oxigenada (pode ser aquela de 40 volumes que é mais forte) e duas colheres de suco de limão.

Deixa ali descansando por umas horas. Daí pode lavar na mão ou pôr na máquina. Vai por mim, sai aquela sujeira que você achava que não tinha jeito. Eu mesma já consegui recuperar pano que achei que ia virar tapete do cachorro.

Tirando mofo das paredes sem estresse

Mofo em parede aparece que é magia, né? Mas tem como dar jeito sem precisar gastar horrores. Faz aquela misturinha simples de água oxigenada com água, igual falei do borrifador. Passa na parte da parede onde o mofo atacou, espera uns 10 minutos, depois passa uma escovinha suave.

Depois disso, passa um pano úmido pra tirar o excesso. Esse truque já me poupou problemas, principalmente em parede perto de pia ou janela.

Precauções e dicas para não ter dor de cabeça

Ó, só não vai deixando de usar luva porque água oxigenada é ardida, viu? Previne aquelas mãozinhas ressecadas, que ninguém merece. Nunca mistura água oxigenada com outros produtos de limpeza, porque às vezes pode reaccionar e dar ruim.

Ah, cuidado também com móveis ou superfícies delicadas, porque tem coisa que não aguenta produto forte. Sempre dá uma lida no rótulo se for usar em algum tecido ou material diferente.

Água oxigenada salva na faxina, mas tem que usar com jeitinho. Aqui em casa só falta a bendita conversar comigo na faxina de sábado!

você pode gostar também