Detergente caseiro fácil que realmente deixa a louça limpinha

Sabe quando a gente se pega querendo uma limpeza boa, mas sem aquele tanto de produto ruim pra saúde e pro planeta? Pois é, também já fiquei doida atrás de alguma coisa que desse conta do recado e que não me deixasse preocupada. Aqui em casa, gosto de testar essas invenções caseiras, principalmente quando o bolso agradece e ainda sobra espaço no armário. Porque, fala sério, ninguém merece ficar entupida de frasco pra todo lado.

O que aprendi outro dia, mexendo com receitas naturais, foi que vinagre e limão não estão ali só pra temperar comida não, viu? Eles dão um banho de faxina em muita coisa. E o melhor: não têm segredo e são práticos. O cheiro pode até assustar algumas pessoas, mas olha, fica suave e até gostoso se caprichar nas ervinhas do quintal (quem tem um pezinho de hortelã aí em casa sabe o tanto que ajuda).

Agora, se você vive querendo deixar a casa limpa sem ficar gastando horrores ou ocupando tudo com produto caro, cola aqui que a dica é das boas.

Como fazer detergente caseiro ecológico e muito cheiroso

Tenho certeza que você já cansou de passar perto do corredor de limpeza no mercado e sentir aquele cheiro forte dos produtos. E quase todos levam um monte de substância pesada, nada amiga da natureza e do nosso pulmão. Já passei por isso e fiquei pensando como fazer diferente sem perder eficiência.

Nesse caso, a receita que mais funcionou comigo foi a de juntar os restos das frutas cítricas (limão, laranja, mexerica) com vinagre branco e umas ervinhas cheirosas. Gosto de usar lavanda ou hortelã que, nossa, deixam aquele aroma leve, nada enjoativo. O melhor de tudo: é tranquilo de fazer, não precisa virar química não.

Você só precisa juntar:
– Vinagre branco (de álcool, aquele baratinho mesmo)
– Cascas e sementes de limão (vale outras frutas cítricas também, tipo laranja ou mexerica)
– Raminhos frescos de hortelã, tomilho, ou lavanda (quem não tem, pode fazer só com a casca do limão que já resolve)

Passo a passo pra montar seu detergente natural

Primeiro de tudo, separa um pote grande e dá uma boa lavada nele. Gosto de escaldar com água quente, só pra não correr risco de ficar cheirando estranho depois.

Aí vai enchendo o frasco com as cascas de limão, bem apertadinho mesmo, pra liberar aquele óleo das cascas. Coloca seus raminhos de erva preferidos junto, só não exagera pra não sobrecarregar o cheiro.

Depois, cobre tudo com vinagre. Tapa bem e deixa esse vidro num canto seco, longe da luz. Agora vem a parte mais demorada, mas que vale a pena: espera uns dez dias, mexendo o vidro todo dia só pra misturar.

Na hora que pegar aquele cheirinho bom e cítrico, coe tudo com um pano limpo ou peneira e separa o líquido. Eu coloco no borrifador, fica prático pra limpar fogão, pia, bancada e até aquele chão que precisa de um brilho. Só não usa direto em pedra tipo mármore poroso porque pode manchar, tá?

Esse detergente natural limpa mesmo, tira cheiro ruim, dá conta de mofo, desinfeta direitinho – perfeito pra casa toda, sem medo de usar. Aqui em casa, resolvo o básico da limpeza com ele e ainda sobra um restinho pra dar um tapa na geladeira e no banheiro. Fica aquela sensação boa de casa limpa, sem exagero químico.

Na vida corrida de hoje, encontrar uma solução barata, fácil e amiga do meio ambiente é quase ganhar na loteria. Quem já testou sabe como faz diferença.

você pode gostar também