Aguarde
     
Monteazulmg.com | Web
Encontre conteúdo postado no site por data
Anuncie aqui Informe-nos sobre
algum erro
Sobre o site
Web site » Notícias » Plantão de Notícias » Plantão de Notícias


Publicada em 27/10 17h58

Idoso de 84 anos é preso suspeito de comercializar armas em Januária


(G1) Um homem de 84 anos foi preso nesta segunda-feira (26) suspeito de comercializar de armas de fogo em Januária, Norte de Minas. De acordo com a Polícia Civil, o idoso é conhecido como o “Senhor das Armas” na comunidade de São Joaquim, zona rural do município.
Durante as buscas na casa do suspeito, foram apreendidas 14 armas de diversos calibres, 71 munições, dinheiro, além de 18 recipientes com pólvoras que seriam usadas na fabricação das munições.
“Ele é conhecido por comprar e revender armas na região. Inclusive, uma das armas apreendidas, já foi usada em um crime aqui na cidade”, afirma o delegado Alberto Tenório.
O delegado afirma também que a prisão ocorreu durante a segunda etapa de uma operação de combate a crime violentos, que teve início na semana passada. “Esta operação vai ser realizada em diversas etapas até o fim do ano”, completa.

 

***********************************************************

 

Bancos privados e Caixa Econômica voltam a funcionar no Norte de MG


Após 21 dias de greve, os Bancos Itaú, Bradesco, Santander, HSBC e Caixa Econômica Federal voltam a atender normalmente, no Norte de Minas Gerais, nesta terça-feira (27). Os servidores dos Bancos do Brasil e do Nordeste irão se reunir em uma assembleia às 10 horas para decidirem se retornam ao trabalho.
De acordo com dados do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento Bancários de Montes Claros e Região, 62 agências paralisaram os serviços.
A última proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos foi de reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.
Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas.
Assim, após a volta ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.
Inicialmente, os bancos ofereceram um reajuste de 5,5%, enquanto os bancários reivindicavam uma correção de 16% nos salários.

 

******************************************************************************

 

Em Janaúba adolescente é detido por tráfico de drogas


A Polícia Militar apreendeu um adolescente suspeito de tráfico de drogas nesta segunda-feira (26), em Janaúba, no Norte de Minas.
A PM recebeu denúncias anônimas de que dois menores estariam guardando arma, drogas e produtos de furto em uma casa, no Bairro Nova Esperança. Ao perceberem a presença da polícia, eles fugiram sentido ao Rio Gorutuba.
No quintal da casa, foram apreendidos um revólver calibre 32, 74 buchas de maconha, 45 gramas de crack, e material para embalar drogas.
A PM realizou buscas e apreendeu um dos menores, de 17 anos. Segundo denúncia, ele é suspeito de participar de um latrocínio ocorrido em setembro deste ano. O proprietário de uma oficina foi morto com um tiro no peito durante um assalto. O crime aconteceu no Bairro Padre Eustáquio.
O menor foi encaminhado à delegacia, juntamente com o material apreendido.

Depois de dizer que prefeito é inoperante, vereadores o convocam para prestar esclarecimentos

*****************************************************


Outubro Rosa: Bike Clube Janaúba realiza passeio ciclístico


(Por Ivo Júnior) Neste domingo (25), a cidade de Janaúba amanheceu colorida de rosa. Uma parceria entre o Bike Clube Janaúba e a Villa Sporte Bar com o apoio da Rádio Onda Norte FM, proporcionou a realização de uma corrida e de um passeio ciclístico que contou com a participação de diversas pessoas da sociedade janaubense.
Com um percurso de fácil acesso, onde podia se levar crianças e mesclado com um pouco de trilha na natureza, o passeio ciclístico que já é tradicional em outras cidades coloca Janaúba mais uma vez no cenário regional.
Além da importância da pedalada para a saúde, além de mostrar às pessoas a natureza abundante que existe em nossa cidade e que pode ser aproveitada, mas, que também deve ser respeitada, o passeio é uma comemoração ao Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização sobre os cuidados na prevenção e combate ao câncer de mama. A Campanha tem objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
Antes do inicio do percurso os participantes puderam desfrutar de uma mesa farta de café da manhã. Ainda nas dependências da Villa Sporte Bar, os participantes podiam fazer a medição da pressão arterial e a medição da glicose.
De acordo com os organizadores, esse é o primeiro de muitos eventos semelhantes que ainda estão por vir. A partir de agora Janaúba passa a fazer parte do calendário ciclístico do Outubro Rosa o que pode favorecer ao município na busca do reconhecimento através das ações voltadas para melhoramento nas condições da qualidade em saúde.

Motociclista morre após bater em uma lixeira em Pintópolis
Um homem de 53 anos morreu em um acidente com uma motocicleta na tarde desta segunda-feira (26) em Pintópolis, Norte de Minas. Segundo a Polícia Militar, a vítima conduzia a motocicleta na Avenida Brasília, no Bairro Santa Luzia, sentido Centro. Próximo a um posto de combustíveis, ele perdeu o controle da direção, bateu em uma lixeira e caiu.
Ainda segundo a PM, testemunhas disseram que a vítima seguia em alta velocidade quando aconteceu o acidente. A PM informou ainda que o homem sofreu vários ferimentos na cabeça e morreu no local. A perícia foi acionada e médico plantonista atestou o óbito e liberou o corpo para a família.

 

*********************************************************

 

Em MG, motorista não percebe fogo em ponte, passa e carro fica destruído


Um carro ficou totalmente destruído depois que o motorista passou pela ponte que liga Urucuia a São Francisco, no Norte de Minas, nesta segunda-feira (26). O motorista, de 30 anos, não percebeu que havia fogo no local. Uma das rodas do automóvel ficou presa, e o veículo, que não tinha seguro, acabou totalmente incendiado. O motorista conseguiu escapar sem ferimentos.
Segundo informações da Polícia Militar, pessoas ainda não identificadas colocaram fogo na ponte, que fica sobre o Rio das Pedras, na madrugada de sábado (24) para domingo. A polícia disse ainda que vai investigar se o incêndio foi criminoso.
As chamas foram apagadas com a ajuda de passageiros de um ônibus que passavam pelo local. Já nesta segunda-feira (26), a ponte foi novamente incendiada. Uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagens está avaliando quais providências serão tomadas.
Nesta segunda, os carros e motos estão seguindo por um desvio lateral, já os veículos de carga são impedidos de passar.

 

****************************************************

 

Violência marca final de semana no Norte de Minas

Em Grão Mogol, um homem de 42 anos foi encontrado morto com vários ferimentos na cabeça, na Fazenda Buritis. Uma testemunha disse para a Polícia Militar, que o assassino é um homem de 43 anos e que ele contou que matou a vítima depois de uma discussão, usando um pedaço de madeira.
A perícia foi até o local e encaminhou o corpo do homem para o Instituto Médico Legal. Ninguém foi preso.
Além desta ocorrência, a PM registrou ainda duas tentativas de homicídio. Em Janaúba, um rapaz, de 22 anos, foi atingido por tiros, na Rua São Francisco, no Bairro Novo Paraíso. A mãe dele apontou para a PM quem seria o suspeito do crime, mas afirmou que desconhece a motivação do homicídio. O jovem estava preso em Montes Claros (MG) e havia voltado para a cidade recentemente.
Uma equipe do Samu esteve no local, prestou os primeiros socorros e encaminhou o rapaz para um hospital. O médico constatou duas perfurações no corpo dele, uma no quadril e outra na coxa. O suspeito está sendo procurado pela polícia.
A outra tentativa de homicídio ocorreu em Espinosa, na Rua D, no Bairro Moacir Tolentino. Um homem de 68 anos foi socorrer uma vizinha, de 47, que estava sendo ameaçada pelo marido, de 57, com uma faca. Ele foi ferido com vários golpes de foice dados pelo esposo da mulher. O homem foi levado para o hospital e o médico constatou vários ferimentos no tórax e na mão. O suspeito foi preso e a PM apreendeu a faca e a foice.

 

*********************************************************************

 

Em Minas Gerais, 75 cidades não conseguem manter regularidade no abastecimento

(Guilherme Paranaíba , João Henrique do Vale) Enquanto os moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte apostam na combinação da chegada das chuvas com a inauguração de uma nova captação no Rio Paraopeba, em Brumadinho, para evitar restrições no consumo de água, o racionamento avança pelo interior do estado e fecha torneiras em pelo menos 75 cidades mineiras. A Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae/MG) já recebeu planos de restrição de fornecimento de 11 municípios e tem informação de que outros 45 estão elaborando seus documentos, a maioria abastecida pela Copasa. Pelo menos outros 19 que têm serviços autônomos de água, não submetidos à regulação da Arsae, também já colocam em prática medidas semelhantes. Em todo o estado, 117 cidades decretaram situação de emergência por causa da seca. Em Viçosa, na Zona da Mata, por exemplo, a situação é tão crítica que a cidade restringiu por decreto festas e o funcionamento de lava-jatos.
De todos os 853 municípios do estado, 622 têm serviços de saneamento regulados pela Arsae, mas apenas quatro têm convênio direto com a agência. Os outros 618 têm a Copasa ou a Copanor (subsidiária da estatal para o Norte de Minas) como prestadoras dos serviços. No caso de regulação com a Arsae, norma que entrou em vigor em maio deste ano obriga as cidades a enviar um plano de racionamento à agência, para que a política seja fiscalizada. “A situação está crítica, sim. A falta de chuva está fazendo com que haja restrição no acesso à água. Nosso principal objetivo com a fiscalização é saber se o que foi previsto está sendo cumprido. A esperança é de que a estação chuvosa amenize o problema, para evitar um quadro pior no ano que vem”, diz o diretor da Arsae, Hubert Brant.
Uma das cidades atendidas pela Copasa que já encaminharam plano de racionamento é Igarapé, na Grande BH. Apesar de 65% do abastecimento estar garantido pelo Sistema Rio Manso, que também serve a outras cidades da região metropolitana, outros 35% dependem do Córrego Estiva, que não tem apresentado vazão suficiente para captação. Por isso, a cidade foi dividida em duas, áreas. No dia em que uma tem água, a outra fica sem.
Outros 231 municípios são autônomos, com serviços de saneamento vinculados às prefeituras. Nesse caso, não precisam submeter nenhum documento à Arsae, já que não são regulados pela agência. Uma dessas cidades é Viçosa. Cada vez mais sem saída para garantir água à população, a prefeitura agiu em três frentes para forçar a economia no consumo. Em uma delas, o prefeito baixou decreto proibindo o serviço de lavagem de carros em estabelecimentos como postos e lava-jatos, se a água usada for da rede pública. Festas com mais de 600 pessoas estão proibidas e a prefeitura enviou projeto de lei à Câmara Municipal propondo aumento de cinco vezes para a multa contra o desperdício, que passaria de R$ 80 para R$ 400. Além disso, cortes de fornecimento já ocorrem diariamente e duram 12 horas, caracterizando o racionamento.
Até mesmo cidades que ficam em montanhas enfrentam dificuldades, com nascentes secas e mananciais à míngua. Em Passa Quatro, no Sul de Minas, cerca de 30% dos 16 mil habitantes enfrentam o fechamento dos registros todos os dias. “Nós fechamos às 20h e ligamos no outro dia, às 5h”, diz o secretário de Obras da cidade, Joaquim José Siqueira. O Rio Quilombo, que abastece boa parte do município, está com 30% de sua vazão, segundo o gestor, o que tem deixado a solução dos problemas na dependência da chuva. “Estamos tentando adquirir um conjunto de canos para levar a água até os bairros com problema, mas a disponibilidade de verbas também está complicada. Nem diesel para os caminhões estamos conseguindo comprar”, afirma o secretário.
Em Bocaiuva, no Norte de Minas, o racionamento está marcado para começar hoje, com a cidade dividida em duas áreas, como já ocorre em Igarapé. “Uma vai receber água em um dia e a outra no outro”, afirma o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Robson Andrade.

Cidades que já enviaram comunicados de racionamento à Arsae/MG
Astolfo Dutra (Zona da Mata)
Caratinga (Vale do Rio Doce)
Catuti (Norte de Minas)
Igarapé (Grande BH)
Itabira (Região Central)
Ituiutaba (Triângulo Mineiro)
Juiz de Fora (Zona da Mata)
Mato Verde (Norte de Minas)
Medina (Vale do Jequitinhonha)
Ubá (Zona da Mata)
Visconde do Rio Branco (Zona da Mata)

Cidades que preparam os planos para serem encaminhados à Arsae/MG
Angelândia (Vale do Jequitinhonha)
Aricanduva (Vale do Jequitinhonha)
Ataleia (Vale do Mucuri)
Barão de Monte Alto (Zona da Mata)
Berilo (Vale do Jequitinhonha)
Bom Jesus do Galho (Vale do Rio Doce)
Botumirim (Norte de Minas)
Candeias (Centro-Oeste)
Capelinha (Vale do Jequitinhonha)
Chapada do Norte (Vale do Jequitinhonha)
Cristália (Norte de Minas)
Distrito de Extração/Diamantina (Vale do Jequitinhonha)
Divino das Laranjeiras (Vale do Rio Doce)
Divisa Alegre (Norte de Minas)
Engenheiro Caldas (Vale do Rio Doce)
Entre Folhas (Vale do Rio Doce)
Esmeraldas (Grande BH)
Iapu (Vale do Rio Doce)
Ibiracatu (Norte de Minas)
Ipaba (Vale do Rio Doce)
Itacambira (Norte de Minas)
Itatiaiuçu (Grande BH)
Itinga (Vale do Jequitinhonha)
Jacinto (Vale do Jequitinhonha)
José Gonçalves de Minas (Vale do Jequitinhonha)
Lagoa Dourada (Campo das Vertentes)
Leme do Prado (Vale do Jequitinhonha)
Novo Cruzeiro (Vale do Jequitinhonha)
Ouro Verde (Vale do Mucuri)
Paracatu (Noroeste)
Peçanha (Vale do Rio Doce)
Periquito (Vale do Rio Doce)
Pescador (Vale do Rio Doce)
Piedade de Ponte Nova (Zona da Mata)
Resplendor (Vale do Rio Doce)
Rubelita (Norte de Minas)
Santa Efigênia de Minas (Vale do Rio Doce)
Santa Maria do Suaçuí (Vale do Rio Doce)
São João do Oriente (Vale do Rio Doce)
São Tiago (Campo das Vertentes)
Taiobeiras (Norte de Minas)
Tarumirim (Vale do Rio Doce)
Turmalina (Vale do Jequitinhonha)
Ubaporanga (Vale do Rio Doce)
Veredinha (Vale do Jequitinhonha)

Cidades não reguladas pela Arsae/MG que já praticam cortes
Aguanil (Centro-Oeste)
Bocaiuva (Norte de Minas)
Caeté (Grande BH)
Conceição das Alagoas (Triângulo Mineiro)
Conceição das Pedras (Sul de Minas)
Dom Viçoso (Sul de Minas)
Francisco Sá (Norte de Minas)
Formiga (Centro-Oeste)
Inhauma (Região Central)
Ipanema (Vale do Rio Doce)
Itambacuri (Vale do Mucuri)
Lajinha (Zona da Mata)
Lassance (Norte de Minas)
Manhuaçu (Zona da Mata)
Nepomuceno (Sul de Minas)
Passa Quatro (Sul de Minas)
Taparuba (Vale do Rio Doce)
Tombos (Zona da Mata)
Viçosa (Zona da Mata)

 

*******************************************************

 

Suspeito de matar ex é agredido e amarrado em poste até chegada da PM


(Por FERNANDA VIEGAS) Uma mulher de 33 anos foi agredida e morta pelo seu ex após uma discussão em um bar, em Itacarambi, no Norte de Minas Gerais, nesse domingo (25). Ao presenciarem o crime, as testemunhas contiveram o suspeito, de 26 anos, deixando-o amarrado em um poste até a chegada da Polícia Militar (PM).
À PM, o suspeito relatou que estava em um bar, no povoado Brejo de Santana e teria discutido com Lucilene Rafael dos Santos. Ele teria deixado o comércio, voltando depois armado, e atirou na mulher.
Quem estava no estabelecimento, disse que o motivo da discussão teria sido o filho do casal, de 2 meses. Ainda, revelaram que o suspeito também bateu na vítima, deixando ela caída. Ele teria tentado fugir de moto, mas foi contido, agredido e amarrado a um poste de madeira.

Em Janaúba, carro bate em ônibus e deixa um morto e duas mulheres feridas

(G1) Um homem, de 34 anos, morreu e duas mulheres ficaram feridas em um acidente na MG-122, em Janaúba (MG), neste domingo (25). Eles viajavam em um carro, com placa de Patrocínio (MG).

Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, o automóvel bateu em um ônibus de Vitória da Conquista (BA). Testemunhas disseram que o motorista do carro tentou fazer uma ultrapassagem irregular, o outro condutor tentou desviar, mas eles acabaram colidindo.
Ainda de acordo com os Bombeiros, nenhum dos passageiros do ônibus teve ferimentos. As duas mulheres foram socorridas pelo Samu e levadas para um hospital da cidade.

Em Jaíba, homem invade festa de casamento para assaltar e é morto
Um rapaz de 19 foi encontrado morto neste domingo (25), em Jaíba (MG). Segundo as informações da Polícia Militar, ele e mais dois comparsas invadiram uma festa de casamento, agrediram um homem e roubaram alguns pertences das pessoas que estavam no local.

Ainda de acordo com a PM, o rapaz foi perseguido e derrubado no chão. Ele foi encontrado com um ferimento na cabeça, que provavelmente foi causado por uma pedrada. Ninguém na festa soube dizer o que aconteceu.
O caso foi encaminhado para a Polícia Civil. Os outros assaltantes não foram preso.

 

*********************************************************************


Em Janaúba, a temperatura vai ao extremo nesta quinta-feira


(Por Ivo Júnior) Uma grande mudança nas condições atmosféricas sobre o Brasil começou a ocorrer a partir de 22 de outubro de 2015. O forte sistema de alta pressão atmosférica que vinha predominando sobre o país enfraqueceu, o que permitiu a chegada de uma frente fria ao litoral da Região Sudeste. Além disso, a mudança na circulação dos ventos permitiu um aumento e distribuição de ar úmido sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Estas mudanças permitiram que nuvens de chuva voltassem a se formar sobre estas Regiões. Na tarde e noite do dia 22 de outubro de 2015 temporais foram observados em vários locais dos estados do Sul, de todos os estados do Sudeste e do Centro-Oeste e também em áreas do sul do Pará e sobre o Tocantins.
A passagem de outra frente fria pelo Sudeste no fim de semana de 24 e 25 de outubro de 2015 vai estimular ainda mais a formação de áreas de instabilidade sobre o Brasil. Desta vez, a chuva não ficará restrita ao Sul. Até os primeiros dias de novembro de 2015, as pancadas de chuva devem ser frequentes em grande parte do país. No período até o dia 28 de outubro, os maiores volumes de chuva devem ocorrer no oeste do Paraná e no sul Mato Grosso o Sul, que podem acumular mais de 100 mm. No período de 29 de outubro a 2 de novembro, a previsão é de que chova mais de 100 mm no sul do Rio Grande do Sul (fronteira com o Uruguai) e também em áreas do centro e leste de Minas Gerais. No período de 3 a 7 de novembro de 2015, volumes de chuva de 50 a 100 mm poderão ocorrer em áreas do Espírito Santo, do norte mineiro, do oeste da Bahia e em vários estados do Norte. Enquanto a chuva não chega o sol castiga a região norte mineira. A temperatura em Janaúba atingiu os 41º C nesta quinta-feira (22), segundo o site meteorológico Clima Tempo.
Porém, de acordo com o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Flávio Pimenta, esta marca pode ser ainda maior em alguns pontos. Em um termômetro instalado em uma farmácia na Avenida Manoel Athayde o marcador digital apontava a surpreendente marca de 47º C as 14:00 horas. A umidade relativa do ar atingiu 13%, índice alarmante, enquanto que o indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao ser humano é acima de 40%. Para o professor, que é especialista em recursos hídricos, o tempo seco e a onda de calor na região é resultado da falta de chuva.
Um dos fatores que implica na escassez de chuva pode estar relacionado a uma “bolsa de ar quente” estacionada na região. “Este bolsão impede que a massa de ar fria venha até aqui. Normalmente esta massa é registrada até Curvelo”, afirma.
A noite de quinta feira foi considerada uma das mais quentes da história. Os termômetros marcavam a incrível temperatura de 32º C depois de 22:00 horas, a Umidade Relativa do Ar estava em 22%. Raramente se encontra uma situação assim durante a noite.
A previsão de temperatura para esta sexta-feira (23) era de 39º C, mais amena, de acordo com o Clima Tempo e com o Instituto Nacional de meteorologia; com possibilidade de pancadas de chuvas em pontos isolados no período da tarde e a noite. As 14:00 horas os termômetros marcavam 35º C, Umidade Relativa do Ar em 27% e ainda apontando chuvas ao final da tarde. Porém até as 15:00 horas o sol brilhava com intensidade.

 

***************************************************

 

Governo de Minas Gerais irá repassar R$ 33 milhões à Unimontes para retomada das obras do Brasil Profissionalizado

(Por Luís Cláudio Guedes) O governador Fernando Pimentel (PT) entrou em campo para evitar que as 13 escolas do programa Brasil Profissionalizado prevista para Minas Gerais engrossem a longa lista de obras federais inacabadas no Estado. O ajuste fiscal da presidente Dilma Rousseff ameaça transforma o país em um grande cemitério de obras em andamento e outras apenas em fase de promessas.
A secretária de Estado de Educação, professora Macaé Evaristo, visitou as obras em construção da unidade da escola técnica de Manga, há três meses, quando teria prometido buscar solução para o problema. A construção das escolas técnicas no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha foi anunciada no final de 2009, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita para a inauguração do Instituto Federal de Educação de Araçuaí.
O convênio 2009 previa investimentos iniciais foram da ordem de R$ 96 milhões. O programa também conta com a parceria dos municípios, que são responsáveis pela doação dos terrenos e infraestrutura necessária, além de pavimentação e redes de água e esgoto e energia elétrica. Os recursos são do Ministério da Educação, com funding do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Governo de Minas.
Das 13 escolas previstas, sete delas (Lagoa Santa, Bocaiúva, Ibirité, Manga, Brasília de Minas, Pompéu e Unaí) estão em fase adiantada de construção, mas foram paralisadas desde o início do ano, depois que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deu início aos cortes para tentar equilibrar o orçamento federal. Novo convênio firmado na terça-feira (20/10) entre as secretarias de Educação (SEE), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Universidade de Montes Claros (Unimontes), que é responsável pela condução do programa federal em Minas, prevê o repasse de R$ 33 milhões do orçamento da Secretaria de Educação, divididos em quatro parcelas, até o início de 2017. Os recursos, que são a contrapartida do Estado para o Brasil Profissionalizado, vão possibilitar que a Unimontes faça a conclusão das obras em andamento e retome a licitação daquelas que ainda não foram iniciadas.
De acordo com a Unimontes, as obras das unidades de Monte Azul, Janaúba, Espinosa, Grão Mogol, Joaíma e Taiobeiras estão com obras paralisadas há quase dois anos, depois que a empresa vencedora da licitação decretou falência. Nessas cidades foram feitas as fundações e parte das estruturas. O cronograma prevê que as obras que estão em andamento poderão ser concluídas no primeiro semestre de 2016. Já as que estão paralisadas precisarão passar por um novo processo licitatório e as obras podem ser retomadas em até seis meses. “A Unimontes vai abrir um novo processo licitatório para dar continuidade às obras e realizar levantamento das construções nas seis unidades onde as obras estão suspensas. O Governo de Minas autorizou as novas licitações com aporte de recursos para conclusão das obras. A previsão de conclusão das escolas que tiveram as obras paralisadas é para o primeiro semestre de 2017”, informa a Unimontes em nota encaminhada a este Em Tempo Real. Além da retomada nas construções, o governo de Minas decidiu ainda criar grupo de trabalho que vai definir os eixos temáticos das futuras escolas do Brasil Profissionalizado em Minas. Os trabalhos serão conduzidos Unimontes com a participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede),Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru).


BrasiProfissionalizado

O programa Brasil Profissionalizado visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. Possibilita, ainda, a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática.

Capotamento deixa 3 pessoas feridas na BR-251, no Norte de Minas Gerais
(G1) Um capotamento na BR-251 deixou três pessoas feridas, um bebê de um ano, uma menina de seis e uma mulher de 26, neste sábado (24). O acidente aconteceu entre Montes Claros e Francisco Sá, no Norte de Minas Gerais. Segundo as informações do Samu, o motorista, de 31 anos, apresentava sinais de embriaguez.
Ainda de acordo com o Samu, todas as vítimas estavam sem o cinto de segurança. A mãe viajava com o bebê no colo, eles foram arremessados para fora do veículo. Os dois ficaram gravemente feridos e a criança precisou ser entubada. A outra vítima é sobrinha da mulher. O motorista, que é marido da mulher ferida, recusou atendimento médico. As vítimas foram levadas para um hospital em Montes Claros.

 

 

**************************************************

 

Em São João da Ponte, militar é suspeito de matar jovem e mudar a cena do crime

(R7) Um policial militar é suspeito de matar um jovem com um tiro nas costas e mudar a cena do crime em São João da Ponte, no norte de Minas Gerais. Marcos Antônio Dias, de 19 anos, foi baleado quando pilotava uma motocicleta em uma área afastada da cidade e morreu na hora. Já o policial confessou o crime, mas alegou legítima defesa. Segundo Wagno Alves Pereira, de 24 anos, que estava na garupa da motocicleta de Dias, ele e o amigo seguiam em direção à casa de sua ex-mulher por volta de 22h30 quando viram um carro prata parado em uma rua de terra. Ele então pensou que pudesse ser sua ex-companheira e pediu que a vítima passasse com a moto bem próximo do veículo para que ele conseguisse ver os ocupantes.
Após constatar que não era a mulher, ele e o amigo foram embora. Mas, quando já estavam na esquina, a testemunha ouviu um tiro e alertou o motociclista para que acelerasse o veículo.
— Assim que eu escutei o barulho do tiro, eu agarrei na cintura dele e falei: "Marquinho, acelera que é um tiro". Aí, ele acelerou e, até então, eu só tinha ouvido o barulho do tiro e sentido a bala passando perto. Mas, ainda não sabia que ele tinha sido atingido porque ele ainda estava acelerando. Eu só percebi quando a moto começou a tombar. Dias morreu na hora e o Boletim de Ocorrência registrado sobre o homicídio não traz nenhuma informação sobre o suspeito. Porém, dois dias depois do crime, o soldado da PM (Polícia Militar), Ederson Rocha Batista, de 33 anos, se apresentou como autor do disparo que matou Dias. Ainda segundo Pereira, após o crime, ele viu o carro do autor na garagem da sede da PM em São João da Ponte. A minha colega, que me levou, chegou a ver um Siena prata dentro da garagem e outro colega que foi à polícia levar alguns documentos também viu o carro lá e com os pneus sujos de terra. Falam que ele entrou lá [no batalhão], vestiu a farda e foi para o local do crime. Além disso, há suspeitas de que Batista tenha modificado a cena do crime e recolhido a bala. Mas, ao ser ouvido na sede da Polícia Civil, o soldado informou que estava dentro do carro com uma mulher e que atirou porque pensou que seria alvo de um assalto. O militar é casado e a pessoa que estava com ele no veículo ainda não foi identificada.
Em nota, a PM informou que o soldado não foi afastado de suas funções. Ele também não foi preso já que se apresentou após o flagrante. Entretanto, alguns dias após o fato, o militar entregou um atestado médico e não está trabalhando.

 

 

***************************************************

 

37º homicídio em Janaúba: Jovem é encontrado morto no Clarita


Na manhã deste sábado (24), a Polícia Militar foi acionada via 190 para atendimento de ocorrência no conjunto habitacional Clarita, na cidade de Janaúba. Ao comparecer no local, a PM se deparou com um corpo, já sem vida, de um jovem com aproximadamente 21 anos. A polícia aguarda o parecer da perícia médica para confirmação de como foi à morte, mas segundo os militares, tudo leva a crer que foi por disparos de arma de fogo. Ainda segundo a PM, o jovem não possui antecedentes criminais. Até o momento ninguém foi preso. Com mais esse homicídio, Janaúba chega ao 37º assassinato em 2015.

 

***************************************************

 

Idoso de 62 anos é assassinado a tiros em Várzea da Palma


(G1) Um idoso de 62 anos foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (23), em Várzea da Palma, no Norte de Minas. O corpo dele foi encontrado pela Polícia Militar no Bairro Nova Esperança, após denúncias anônimas. A perícia foi acionada e constatou sete perfurações. Os suspeitos do crime não foram identificados e a motivação do homicídio ainda é desconhecida. E em Araçuaí, a Polícia Militar também registrou um assassinato na noite desta sexta. Segundo a PM, a vítima, que não teve a idade divulgada, foi morta com vários tiros após discutir com os dois suspeitos. O crime aconteceu na Rua Gentil de Castro, no Centro. O corpo do rapaz foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. Até o momento ninguém foi preso.

 

**************************************************

 

Janaúba presente: União e força política marcam abertura do G20 Semiárido

 

Uma região, onde a taxa de urbanização é maior que a média do Nordeste e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) cresce mais do que a média do Brasil. Esta é uma das faces do novo Semiárido brasileiro, que a economista e socióloga Tânia Bacelar apresentou na noite desta quinta-feira (22), no auditório do Senai em Petrolina – PE, durante a palestra de abertura do G20 Semiárido (Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional). O encontro conta com as participações dos prefeitos de Campina Grande, Romero Rodrigues, e de Patos, Francisca Mota. Falando para os prefeitos das 23 maiores economias do Semiárido, além de representantes dos Ministérios da Integração Nacional, das Cidades e do Turismo, a economista garantiu que a união do grupo, além de somar um PIB de R$ 50 bilhões e uma população de 4,6 milhões de habitantes, também assegura uma posição de importância na agenda de compromissos do Governo Federal, dos governos dos estados nordestinos e da Sudene. “Se antes, o Nordeste acontecia nas metrópoles litorâneas, agora quem pulsa são as cidades de médio porte do Semiárido”, afirmou Tânia Bacelar.
Presente ao encontro, o superintendente da Sudene João Paulo, ouviu dos prefeitos a solicitação de reformulação do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), e se mostrou simpático a causa. “Estamos somente aguardando a agenda da presidente Dilma Rousseff para marcarmos nosso próximo encontro, onde certamente apresentarei as propostas significativas deste importante grupo, que já nasce com a força da união de uma região que ocupa 60% do território nordestino e responde por 40% da população do Nordeste”. Para o prefeito de Petrolina e idealizador da iniciativa Julio Lóssio, a primeira reunião de cúpula do G20 Semiárido começou com o pé direito. “Além de uma palestra extremamente rica em informações, a exemplo de como tem crescido o Semiárido em segmentos como a agricultura, comércio, serviços, indústria, renda familiar e até o número de matrículas no ensino superior, este momento nos faz lembrar o surgimento da Sudene”, ressaltou o prefeito, recordando a reunião de bispos (coordenada por Dom Helder Câmara), e realizada em Campina Grande – PB, em 1956, quando foi dado o primeiro passo para a criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.
“O G20 nasce para fazer maior ainda este novo Semiárido, com mais conhecimento técnico-científico, mais investimentos nas cadeias produtivas e mais igualdade na distribuição das riquezas”, concluiu Julio Lóssio. Participaram ainda da solenidade de abertura do G20 Semiárido, os deputados estaduais Lucas Ramos e Miguel Coelho, além de representantes de universidades e centros de pesquisa, órgãos governamentais e várias instituições bancárias, a exemplo do Banco do Nordeste (BNB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Sexta-feira


Na manhã desta sexta-feira (23),os trabalhos começam às 8h, com duas mesas redondas no auditório do Senai, debatendo os temas: Logística e Infraestrutura e Cadeias Produtivas e Dinâmicas Econômicas. No período da tarde, as atenções se voltam para o JB Hotel, onde começa às 14h, uma reunião de cúpula com a participação dos prefeitos e secretários municipais das cidades: Arapiraca (AL); Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista (BA); Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral (CE); Campina Grande e Patos (PB); Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina (PE) e Mossoró (RN). ). Também vão fazer parte do Fórum os municípios de Tobias Barreto (SE), Picos (PI) e Janaúba (MG).
Ao final do Fórum, será divulgada a Carta do Semiárido, um documento apresentando as potencialidades do grupo e o diagnóstico das cadeias produtivas com os respectivos indicativos das ações de curto, médio e longo prazo para cada segmento estudado.

 

Quer receber todas as novidades do site www.monteazulmg.com.br
Então não deixe de curtir nossa página no link abaixo:

 
 
Por: Juliano F. Teles
Publicado em 27/10/2015 - às 18:33 pm



Deixe seu comentário:


Deixe o seu comentário

Digite seu nome: *
Seu e-mail: *
Seu telefone: opcional
Sua mensagem: *
 
publicidade
AGRO NORTE
Centro Educacional Bacaninha
LBV
Via Alternativa Temperbox
LBV
APAE de Monte Azul MG
Unip - Polo de Espinosa - MG
Hotel Primordial
CLINADH, Saúde, Treinamento E Consultoria.
Classificados
» Veja todos os anúncios
Aniversariantes do dia
Marlon Danilo
26 anos
» Veja todos os aniversariantes do mês
Relatório online
200 visitante(s) online.
3.265 acessos ao site hoje
33.330.256 acessos ao site desde 05/2010

Recorde de visitantes online: 4873

Exibições de página diária: 3.265
Exibições de página mensal: 34.511.126

Noivas, Casamento, Cerimonial  Funerária, Velório, Cemintério  Produtos Naturais, Nutricionais, Ervas, Chás e Aromáticos  Capotaria, Lavagem a seco...  Agências, Bancos e Financeiras,  Alfaiatarias e Costureiras,   Artistas e Artesões,  Animais,Veterinária e Pet Shop,  Supermercados, Mercearias e Armazéns,  Assessoria e Consultoria,  Associações, Entidades, Ongs e Sindicatos,  Automóveis e Veículos,  Açougues e Peixarias,  Casa de Peças, Acessórios e Oficinas,  Beleza, Estética e Saúde,  Butiques e Lojas de Roupas,  Casas Lotéricas,  Clínicas e Diagnósticos,  Confecções e Vestuário,  Construção Civil, Locação e Materiais,  Correios,  Decoração,  Dentistas, Protéticos e Aparelhos,  Diversões e Lazer,  Escolas, Cursos e Treinamentos,  Esportes,  Faculdades e Universidades,  Farmácias, Drogarias e Laboratórios,  Ferro Velho e Peças Usadas,  Fotografia, Gráficas e Stúdios,  Hotéis, Pousadas e Dormitórios,  Hospitais e Postos de Saúde,  Indústrias e Fábricas,  Informática, Internet e Computadores,  Lojas diversas,  Médicos, Consultórios e Profissionais Liberais,  Móveis, Eletrodomésticos e Magazines,  Padarias e Confeitarias,  Papelarias, Xerox e Serviços Digitais,  Polícia, 
NOTÍCIAS AGENDA FOTOS VÍDEOS MONTE AZUL MG PARCEIROS CONTATO
Website desenvolvimento pela Wtis Copytight © 2008-2010 Todos os direitos reservados.