Aguarde
     
Monteazulmg.com | Web
Encontre conteúdo postado no site por data
Anuncie aqui Informe-nos sobre
algum erro
Sobre o site
Web site » Notícias » Minas Gerais no topo da tecnologia » Minas Gerais no topo da tecnologia


Publicada em 13/02 18h16

Minas Gerais no topo da tecnologia
 
 
Bairro São Pedro em Belo Horizonte é considerado San Pedro Valley, referência ao Vale do Silício, na Califórnia, berço dos gigantes Google, Facebook e Apple
 
 
 
O Brasil é um país reconhecido internacionalmente pelo futebol e pelo Carnaval, sendo que os dois eventos estão enraizados na cultura brasileira e a difusão deles gera benefícios, principalmente, financeiros. Entretanto, é preciso destacar que o Brasil também está chamando a atenção no setor de Tecnologia da Informação (TI) e conquistando respeito na área devido às inovações e ao aumento da competitividade. O olhar de empresas e investidores estrangeiros está, especialmente, sobre Minas Gerais, onde há grande concentração de startups e programas voltados para o desenvolvimento da TI.
 
Minas Gerais no topo da tecnologia
O estado possui cerca de 5 mil empresas ligadas à Tecnologia da Informação, sendo 70% em Belo Horizonte e região metropolitana, ou seja, 3.500 organizações. O setor é responsável pelo faturamento anual superior a R$ 2 bilhões, por 1,6% do PIB mineiro e pela geração de cerca de 20 mil empregos diretos. Tal a importância de Minas, que o Google vislumbrou boas oportunidades quando comprou a Akwan, em 2005, startup desenvolvedora de sistemas de buscas, criada por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde a aquisição, o cenário tecnológico vem se transformando positivamente ao longo dos anos.
Uma das mudanças relaciona-se ao termo “San Pedro Valley”, no bairro São Pedro, em Belo Horizonte, uma referência ao Silicon Valley, ou Vale do Silício, na Califórnia, berço dos gigantes Google, Facebook e Apple. “O apelido veio de uma brincadeira entre amigos e se tornou internacionalmente conhecido por abrigar mais de cem startups, em uma rede de colaboração para trocar experiências e conhecimentos, fortalecer os negócios e fazer networking. O número dessas empresas é tão grande que o bairro não comporta todos os empreendedores, levando os a migrarem para outras regiões da capital”, afirma o conselheiro do programa MGTI e vice-presidente de inteligência digital da Sucesu Minas, Reinaldo Heleno
Heleno ressalta que o desenvolvimento do setor também contribuiu para a criação do MGTI 2022, um programa que pretende colocar Minas Gerais em posição de destaque no cenário nacional de TI e com visibilidade internacional até 2022. Um dos principais objetivos é atrair empresas de outros estados e países para Minas, gerar postos de trabalho mais qualificados, aumentar a competitividade das empresas, inclusive, em padrão internacional, desenvolver as empresas locais e startups e gerar tecnologias inovadoras. O MGTI criou a aceleradora de startups Acelera MGTI, com objetivo de auxiliá-las em seu desenvolvimento e para contribuir com o crescimento do setor de TI.
“Para alcançar os resultados, o programa MGTI possui importantes parcerias, sendo uma delas com a Universidade de Stanford, por meio do Programa de Inovação e Empreendedorismo. Trata-se de uma ação inédita para colocar Minas Gerais em posição de destaque e traz as melhores práticas do Vale do Silício ao estado”, observa Heleno. Outra parceria de peso é com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), apoiando a capacitação de mão de obra, fomentando negócios e contribuindo para a expansão de empresas ao implantar projetos com mais velocidade.
O estado está bem posicionado em relação a outros no quesito tecnologia e, aos poucos, se torna polo de tecnologia da informação. Minas tem bons empreendedores, boas ideias e bons negócios, grande potencial de desenvolvimento e plena capacidade para alcançar visibilidade nacional e internacional.
 



Deixe seu comentário:


Deixe o seu comentário

Digite seu nome: *
Seu e-mail: *
Seu telefone: opcional
Sua mensagem: *
 
publicidade
Via Alternativa Temperbox
CLINADH, Saúde, Treinamento E Consultoria.
Centro Educacional Bacaninha
Hotel Primordial
Classificados
» Veja todos os anúncios
Aniversariantes do dia
Nenhum aniversariante hoje.

» Veja todos os aniversariantes do mês
Relatório online
368 visitante(s) online.
8.510 acessos ao site hoje
37.575.302 acessos ao site desde 05/2010

Recorde de visitantes online: 4873

Exibições de página diária: 8.515
Exibições de página mensal: 38.763.944

Noivas, Casamento, Cerimonial  Funerária, Velório, Cemintério  Produtos Naturais, Nutricionais, Ervas, Chás e Aromáticos  Capotaria, Lavagem a seco...  Agências, Bancos e Financeiras,  Alfaiatarias e Costureiras,   Artistas e Artesões,  Animais,Veterinária e Pet Shop,  Supermercados, Mercearias e Armazéns,  Assessoria e Consultoria,  Associações, Entidades, Ongs e Sindicatos,  Automóveis e Veículos,  Açougues e Peixarias,  Casa de Peças, Acessórios e Oficinas,  Beleza, Estética e Saúde,  Butiques e Lojas de Roupas,  Casas Lotéricas,  Clínicas e Diagnósticos,  Confecções e Vestuário,  Construção Civil, Locação e Materiais,  Correios,  Decoração,  Dentistas, Protéticos e Aparelhos,  Diversões e Lazer,  Escolas, Cursos e Treinamentos,  Esportes,  Faculdades e Universidades,  Farmácias, Drogarias e Laboratórios,  Ferro Velho e Peças Usadas,  Fotografia, Gráficas e Stúdios,  Hotéis, Pousadas e Dormitórios,  Hospitais e Postos de Saúde,  Indústrias e Fábricas,  Informática, Internet e Computadores,  Lojas diversas,  Médicos, Consultórios e Profissionais Liberais,  Móveis, Eletrodomésticos e Magazines,  Padarias e Confeitarias,  Papelarias, Xerox e Serviços Digitais,  Polícia, 
NOTÍCIAS AGENDA FOTOS VÍDEOS MONTE AZUL MG PARCEIROS CONTATO
Website desenvolvimento pela Wtis Copytight © 2008-2010 Todos os direitos reservados.