Aguarde
     
Monteazulmg.com | Web
Encontre conteúdo postado no site por data
Anuncie aqui Informe-nos sobre
algum erro
Sobre o site
Web site » Dicas e Truques » Dicas da casa, aquarismo.


Publicada em 27/05 16h17

Dicas da casa, aquarismo.

Dicas sobre aquarismo, cuidados, transporte, espécies e sexo dos peixes; condições de alcalinidade ou acidez da água, doenças, tipo de aquário correto para seu peixe, limpeza e cuidados com o aquário.

Aproveite bem!

 

Peixes com formato de corpo cilíndrico (danio) têm facilidade de locomoção em 
águas rápidas e correntosas. 


O que fazer quando de repente os peixes dão cria no aquário, pois os próprios pais ou outros peixes poderão comê-los.
Evite separar os filhotes colocando-os em pequenos aquários ou criadeiras fora do aquário
principal, pois é comum devido ao excesso de alimento ou a colocação de uma água nova, os peixinhos morrerem. Se o aquário estiver com um bom volume de plantas (no máximo 1/3 da área do solo, fique certo de que muitos filhotes sobreviverão. Fique tranqüilo.


pH (condições de alcalinidade ou acidez da água) se determina utilizando um teste (de cor) próprio.Teste o pH. quinzenalmente.


Dureza da água ou DH é uma propriedade da água de grande importância. Ela pode ser definida como: "A medida das quantidade de sais de Cálcio  e de Magnésio dissolvidos na água". O termo dureza originou-se do fato de é duro (difícil) formar espuma de sabão quando sais de Cálcio e Magnésio estão presentes na água.


Rochas
Cuidado com as rochas que integrarão o seu aquário, porque só algumas delas são apropriadas por não conterem metais pesados, tóxicos para os peixes, plantas e demais habitantes do  pequeno universo que é o seu aquário.
Rochas calcarias devem ser evitadas porque aumentam o pH. da água, devido ao seu teor de cálcio e magnésio;
Rochas em formação devem ser evitadas porque, em contato com a água, entram em processo de desagregação.
Rochas ferruginosas são nocivas por conterem óxido de ferro, portanto,  devem ser evitadas
Rochas sulfurosas são nocivas por alterarem a composição da água.
Rochas graníticas ou de quartzo podem ser utilizadas - evitando as que apresentem arestas cortantes e/ou pontiagudas,  pois podem ferir os peixes,  permitindo que fungos parasitos se instalem em seus tecidos.
Pedras roladas de rios, são bonitas, de várias tonalidades e sadias.


Uma porção de artemia viva que você compra na loja deve ser dada aos peixes de uma só vez. Evite guardar um pouco para o dia seguinte.


Evite alimentar peixes carnívoros com peixinhos vivos. Procure acostumá-los ao: coração de boi, fígado de galinha, minhocas, ração em flocos e patês especiais
Dar menos alimento a seus peixes no inverno, principalmente, se você não faz controle de temperatura. O metabolismo do peixe diminui nesta época e, por isso, ele precisa de menos alimento.


Os peixes praticamente comem de tudo. Faça sempre experiências com novos alimentos. Comece sempre com um pouquinho e observe.


Acostume seus peixes à horários fixos de alimentação e do acender e apagar das luzes.


Cuidado. O excesso de alimento deixa a água turva.


Ao colocar remédios na água do aquário, caso não tenha outra alternativa,  dissolva-o primeiro em água evitando concentração em um só local do aquário. Substitua o filtro por pedra porosa, para evitar que o elemento filtrante retenha o remédio, diluindo seu poder de cura.


Ao adquirir remédios, verifique se possui informação sobre a data de fabricação e de validade. Se estiver ultrapassada não os compre, pois poderão trazer-lhes problemas.


Não usar aerosol em sala que mantém aquário. Caso seja imprescindível fazê-lo, desligue o aerador e cubra o aquário com um plástico, vedando-o com fita gomada. Só retirar a proteção após arejar bem o local.


Peixes com algum distúrbio interno pode ter as fezes descoloridas.
Peixe que afunda ou bóia junto da superfície pode ter problemas na bexiga natatória
Peixe inchado, com escamas eriçadas, pode ter hidropsia.
Peixe com as nadadeiras coladas ao corpo, pode estar doente.
Peixe apático, largado pelos cantos do aquário, cuidado.

 

Detritos acumulados no solo do aquário, quando não em excesso não é sujeira. Restos de plantas ou algas também não são. Não se preocupe, tudo faz parte do pequeno universo que é seu aquário.


Para limpar aquário, esfregue-os com uma mistura de água e vinagre. Depois enxágüe várias vezes para não prejudicar os peixes.


Cuidado. Caso você separe um peixe para posterior tratamento de uma doença, a água deste novo local deve ser igual a água em que o peixe estava


A água quente do chuveiro vem sem cloro.


Crie o hábito de cheirar a água do seu aquário. Com o tempo, você irá identificar quando a água não está boa, só pelo cheiro.


Para desinfetar e limpar aquário, use tudo que estiver ao seu alcance, tipo bacias, baldes, panelas grandes, etc. Separe o conteúdo por recipiente, cascalhos filtros, mangueiras, etc.    
Limpe primeiro cada conteúdo em água corrente, depois deixe-os durante algum tempo em recipientes com água limpa e uma pastilha de permanganato de potássio. Faça o mesmo no aquário.    
Cuidado apenas para não deixar no banho de permanganato por tempo muito prolongado. Dependendo do que você tiver, pode manchar. Este mesmo processo também pode ser utilizado, para desinfetar os peixinhos, plantas ornamentais e quaisquer outros objetos antes de serem colocados no aquário. Para os peixinhos, faça uma solução bem suave, e fique atento.


Fonte: http://www.irenes.com.br/dacasa/diversos.html




Deixe seu comentário:

Enviado por ERNANI (ernanimb@hotmail.com) em 29/07/2013 as 15:52:41
TENHO UM AQUÁRIO DE 40 LITROS,NÃO ESTOU CONSEGUINDO CONTROLAR A ÁCIDEZ,USEI 15 GOTAS DE ALCALI LABCON E NÃO TEVE SOLUÇÃO FAVORÁVEL,GOSTARIA DEIXAR PH NEUTRO.



Deixe o seu comentário

Digite seu nome: *
Seu e-mail: *
Seu telefone: opcional
Sua mensagem: *
 
publicidade
LBV
III Copa de Jiu-Jitsu - Combat Club
Pernambuco Centro Automotivo
LBV
Via Alternativa Temperbox
Meg
CLINADH, Saúde, Treinamento E Consultoria.
Hotel Primordial
Supermercado do Fábio
APAE de Monte Azul MG
DROGAZUL SUA MELHOR FARMÁCIA
Centro Educacional Bacaninha
Classificados
» Veja todos os anúncios
Aniversariantes do dia
Nenhum aniversariante hoje.

» Veja todos os aniversariantes do mês
Relatório online
116 visitante(s) online.
13.490 acessos ao site hoje
21.579.316 acessos ao site desde 05/2010

Recorde de visitantes online: 4873

Exibições de página diária: 13.552
Exibições de página mensal: 22.729.039

Noivas, Casamento, Cerimonial  Funerária, Velório, Cemintério  Produtos Naturais, Nutricionais, Ervas, Chás e Aromáticos  Capotaria, Lavagem a seco...  Agências, Bancos e Financeiras,  Alfaiatarias e Costureiras,   Artistas e Artesões,  Animais,Veterinária e Pet Shop,  Supermercados, Mercearias e Armazéns,  Assessoria e Consultoria,  Associações, Entidades, Ongs e Sindicatos,  Automóveis e Veículos,  Açougues e Peixarias,  Casa de Peças, Acessórios e Oficinas,  Beleza, Estética e Saúde,  Butiques e Lojas de Roupas,  Casas Lotéricas,  Clínicas e Diagnósticos,  Confecções e Vestuário,  Construção Civil, Locação e Materiais,  Correios,  Decoração,  Dentistas, Protéticos e Aparelhos,  Diversões e Lazer,  Escolas, Cursos e Treinamentos,  Esportes,  Faculdades e Universidades,  Farmácias, Drogarias e Laboratórios,  Ferro Velho e Peças Usadas,  Fotografia, Gráficas e Stúdios,  Hotéis, Pousadas e Dormitórios,  Hospitais e Postos de Saúde,  Indústrias e Fábricas,  Informática, Internet e Computadores,  Lojas diversas,  Médicos, Consultórios e Profissionais Liberais,  Móveis, Eletrodomésticos e Magazines,  Padarias e Confeitarias,  Papelarias, Xerox e Serviços Digitais,  Polícia, 
NOTÍCIAS AGENDA FOTOS VÍDEOS MONTE AZUL MG PARCEIROS CONTATO
Website desenvolvimento pela Wtis Copytight © 2008-2010 Todos os direitos reservados.